domingo, 27 de setembro de 2009
Cabeça de lista do PSD explica resultado no distrito com tendencia nacional
O PSD ganhou as eleições no Círculo Eleitoral de Leiria, mas perdeu votos e um dos cinco deputados que elegera nas últimas eleições, que foi conquistado pelo Bloco de Esquerda.
O PS, com quatro mandatos e também com menos votos, e o CDS-PP, com um mandato e subida de votação, mantiveram a distribuição das últimas eleições legislativas.
“Mostra a radicalização à esquerda que, evidentemente, não nos agrada”, realçou Teresa Morais, justificando a descida de votos do PSD - 39,83 para 34,97 por cento - com “uma tendência nacional que não pode ser imputada a uma falha na campanha em Leiria”.
Já o cabeça de lista pelo PS, Luís Amado, destacou que, “pela primeira vez, o PS mantém o mesmo número de deputados que o partido mais votado”, num distrito que “tem votado, ao longo dos últimos 30 anos, de forma maioritária no PSD”.
Para Luís Amado, os números da eleição de Leiria - o PS desceu de 35,57 para 30,18 por cento - são, “sobretudo, o resultado de uma avaliação que os habitantes do distrito fizeram quer do trabalho do Governo quer do tipo de campanha que cada um dos partidos fez”.
Por seu turno, Assunção Cristas, que liderou a lista do CDS-PP, realçou “a votação mais expressiva” nestas eleições quando comparada com 2005, “quer em termos de percentagem quer em termos de número de votantes”.
“O nosso objectivo era eleger um segundo deputado, o que era difícil. Não foi desta, é na próxima”, disse, lamentando a perda de um dos cinco deputados que o PSD conseguiu em 2005.
“Tenho pena, mas no futuro vamos trabalhar para que o CDS-PP possa crescer ainda mais e reforçar a posição de direita no distrito”, declarou.
Já o cabeça de lista do BE, Heitor de Sousa, afirmou que a eleição, pela primeira vez, de um deputado por Leiria “é um prémio para toda a esquerda que acreditou na possibilidade de mudar o panorama político do distrito e ter uma voz de esquerda na Assembleia da República”.
Fonte: agência Lusa
Satisfação e recados na sede do CDS
Os centristas amealharam ainda assim, mais de 31 mil votantes e Domingos Carvalho fala no CDS que tem “trabalhado muito”.
Ainda assim, este responsável aponta o dedo aos seus antecessores, afirmando que em Leiria, o partido foi deixado numa “situação lastimável e deplorável”, congratulando-se por outro lado, pelos resultados do trabalho no concelho de Leiria e que valeu, adianta Domingos Carvalho, uma subida na ordem dos 25 por cento.
Com o crescimento, já se fala num segundo vereador do CDS para a Câmara de Leiria: “O CDS merece” é o slogan para as autárquicas “nascido” em noite de legislativas.
Distrito de Leiria resultados finais
PSD 86595 34.97% 4
PS 74712 30.18% 4
CDS-PP 31260 12.63% 1
BE 23519 9.50% 1
CDU 12645 5.11% 0
PCTP/MRPP 1947 0.79%
MEP 1197 0.48% 0
MMS 907 0.37% 0
PND 753 0.30% 0
PPM 703 0.28% 0
PPV 632 0.26% 0
MPT/PH 624 0.25% 0
PTP 495 0.20% 0
PNR 443 0.18% 0
POUS 409 0.17% 0
Ana Rita Carvalhais sublinha crescimento da CDU
Ana Rita Carvalhais, cabeça de lista da CDU pelo distrito de Leiria, que não foi eleita esta noite, falou há instantes aos apoiantes na Marinha Grande.
Salientou que a CDU aumentou a votação. "Cresceu e sai vitoriosa", disse. Afinal, considera, retirou votos ao PS, ajudando a retirar-lhe a maioria absoluta.
Resultados fechados no distrito confirmam 4-4-1-1
Oficial: Bloco elege deputado em Leiria
Teresa Morais (PSD) dirige-se aos militantes às 23 horas
A agora eleita deputada do PSD está a caminho de Leiria e deverá dirigir-se aos militantes dentro de 45 minutos.
PS satisfeito com “empate” com PSD
Tudo indica que o distrito eleja quatro deputados pelo PSD, outros quatro pelo PS e um pelo CDS e um outro pelo BE.
João Paulo Pedrosa considera que “Leiria confiou no PS”.
O discurso do líder distrital surgiu instantes depois da entrada do mandatário de candidatura na sede, Hélder Roque, que foi recebido com gritos de “PS, PS!”
Discurso de Jerónimo de Sousa mobiliza CDU na Marinha Grande
A noite algo decepcionante para a CDU desmobilizou alguns militantes. Contudo, com o discurso de Jerónimo de Sousa nas televisões, cerca de quatro dezenas de apoiantes da CDU juntaram-se na Marinha Grande para ouvir o discurso.
170 mil eleitores não foram votar
Com uma freguesia por apurar no distrito, são 169.266 os eleitores que não acorreram às urnas, o que representa uma taxa de abstenção de 41.08%.
Em 2005, a abstenção foi de 35.20%.
Resultados provisórios distrito
Votos % Deputados
PSD 85403 35.18% 3
PS 73082 30.10% 3
CDS-PP 30662 12.63% 1
BE 22814 9.40% 0
CDU 12303 5.07% 0
Confiança aumenta na sede da CDU
“Estamos à frente do BE em deputados”, ouve-se na sala. “Não tarda muito estamos à frente do Bloco”, alguém arrisca.
Mas se os resultados nas televisões provocam bom humor, o mesmo não acontece com os números na Marinha Grande. O PS continua à frente com larga vantagem (cerca de 2.000 votos) e o BE aproxima-se perigosamente e coloca em questão o poderio comunista no concelho.
Também os resultados distritais merecem comentários. O BE está à frente, com cerca de 10.000 votos, o que deixa algum amargo na boca dos militantes mais atentos.
Candidato do CDS na sede do PS
O cabeça de lista do CDS/PP à presidência da Câmara de Leiria, António Martinho, passou pela sede socialista para dar os parabéns pelo resultado dos socialistas.
Foi uma passagem fugaz pela quartel general rosa.
Perspectiva de quatro deputados pelo PS é razão para festa
A confirmar-se, tal significará que os socialistas não perdem deputados por Leiria em relação a 2005.
PSD faz contas aos votos perdidos para os centristas
De calculadora na mão, chegam à conclusão que o CDS "roubou" alguns votos que seriam de esperar que coubessem ao PSD.
Paulo Batista dos Santos eleito, festa com champagne
A entrada do deputado da Batalha no hemiciclo foi comemorada com palmas e champagne na sede do PSD em Leiria.
Heitor Sousa: "Vitória difícil mas saborosa"
Heitor Sousa, salienta que este resultado “significa a mudança no panorama do distrito uma vez que é a primeira vez que se elege deputado de esquerda aqui”. Considera que “estão reunidas melhores condições para defender as questões que defendeu durante a campanha”.
Desemprego, ambientre e transportes sao as prioridades que elege para a sua acção no parlamento.
Bloco festeja eleição de deputado por Leiria
A confirmar-se, a notícia que fez a festa entre os bloquistas, significa a primeira vez que o distrito elege um deputado da força liderada por Francisco Louçã.
Números da Marinha Grande preocupam
PSD festeja eleição de segundo deputado
Resultados provisórios distrito
Votos Percentagem Deputados eleitos
PSD 61536 37.96% 2
PS 46885 28.92% 1
CDS-PP 21816 13.46% 0
BE 13533 8.35% 0
CDU 6071 3.74% 0
Bloco ansioso com possibilidade de eleição de deputado
Vive-se um ambiente de festa e Heitor de Sousa, o número um da lista de Leiria, procura perceber qual o total de votos no distrito para confirmar a sua eleição.
Cerca de 20 a 30 pessoas seguem de perto a chegada dos resultados.
CDS confiante na manutenção de um deputado por Leiria
Ainda assim, respira-se optimismo. Domingos Carvalho, líder dos centristas em Leiria, está confiante na manutenção do deputado e fala na subida de votos do seu partido, na ordem dos 30 por cento em Leiria.
O objectivo de eleger um segundo deputado, admite-se, poderá ter ficado a meio caminho.
Último lugar no parlamento causa apreensão
Nem mesmo o comunicado do coordenador distrital, Filipe Andrade, a avisar que todas as projecções apontam nesse sentido minimizaram a apreensão e alguma desilusão nos cerca de 50 militantes que se encontram na sede de campanha distrital.
Filipe Andrade lembra que os números não passam de projecções e que “há que ter confiança no trabalho realizado”.
PSD contido perante as projecções
Os elementos do partido presentes tentam perceber qual a realidade saída desta noite eleitoral no concelho e na região, em contactos por telefone.
No gabinete do eleitor, nos Terraços do Lis, em Leiria, a noite eleitoral não está ser seguida pela cabeça de lista Teresa Morais, mas estão presentes alguns elementos da lista do círculo de Leiria, entre eles, Fernando Marques, líder da distrital de Leiria do PSD.
PS recolhe resultados pelas freguesias
Actualmente, a preocupação do PS Leiria passa por contactar as várias juntas de freguesia para tentar perceber qual a realidade dos resultados eleitorais na região.
Para já, recolhem informação de vitória socialista nas freguesias de Monte Real, Cortes, Carreira e Maceira.
Cabeça de lista do PS não está em Leiria a seguir a noite eleitoral
Ao que o REGIÃO DE LEIRIA apurou, o ex-ministro dos negócios estrangeiros está em Lisboa.
Festa na sede de Leiria do PS
Abstenção em valores superiores à registada em 2005
Em 2005, a abstenção situou-se nos 34,97 por cento.
De acordo com a projecção da Universidade Católica para a RTP, a abstenção vai situar-se entre os 38 e os 43 por cento, enquanto a previsão da Eurosondagem para a SIC aponta para uma variação entre 36,9 e 41,1 por cento.
Ida às urnas decorre sem incidentes
As votações para as eleições legislativas decorrem sem incidentes desde a abertura das urnas em Portugal Continental, nos Açores e na Madeira, conforme revelou à agência Lusa Nuno Godinho Matos, porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
"Está tudo normal, quieto e tranquilo" disse hoje Nuno Godinho Matos, três horas e meia depois de o início do acto eleitoral que definirá o próximo Parlamento português.
De acordo com o porta-voz da CNE, até ao momento apenas foi comunicada uma ocorrência, relacionada com um atraso de sensivelmente 45 minutos na abertura das urnas na Freguesia de Vilar do Paraíso, Vila Nova de Gaia.
"O presidente da mesa eleitoral verificou que não tinha os cadernos eleitorais e solicitou-os à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, o que levou a um atraso de cerca de 45 minutos", informou Nuno Godinho Matos.
Entretanto, uma fonte do Governo Civil revelou à Lusa que as mesas de voto na freguesia de Trouxemil, em Coimbra, abriram hoje com perto de uma hora de atraso porque a Junta de Freguesia não emitiu os cadernos eleitorais.
Segundo a mesma fonte, o presidente da Junta "não terá emitido os cadernos eleitorais" e encontrava-se ausente, em Lisboa.
Para resolver o problema, a Câmara Municipal forneceu uma listagem por ordem alfabética dos eleitores e as urnas abriram, "ainda antes das nove horas", podendo desenrolar-se a votação.
No sentido de normalizar a situação, uma funcionária da Junta procedeu à emissão dos cadernos eleitorais.
De acordo com a mesma fonte, esta situação não coloca qualquer questão de regularidade do acto eleitoral, sendo a anomalia registada nas actas finais, do escrutínio.
Dia de verão para ir a votos
Por outro lado, o calor, aliado ao mar com fraca ondulação (1 metro de altura), podem vir a revelar-se boas desculpas para os abstencionistas.
Não sabe qual o seu número de eleitor?
Em 2005 foi assim
Os resultados foram os seguintes:
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Abstenção:35,15% |